Zumbido no ouvido pode ser estresse ou ansiedade

Zumbido no ouvido pode ser estresse ou ansiedade

Condições ligadas à saúde mental podem desencadear o zumbido, e este, por sua vez, intensifica os sintomas de ansiedade

Marcelino Matos em Tempo de leitura: 3 minutos
Zumbido no ouvido pode ser estresse ou ansiedade

O zumbido no ouvido é um incômodo auditivo que atinge aproximadamente 15% da população mundial, que pode se manifestar de maneira temporária ou crônica, apresentando diversas intensidades e formas. A ansiedade e o estresse podem ser responsáveis por desencadear o zumbido no ouvido.

Os sons do zumbido abrangem uma variedade, desde chiados até alarmes, assobios, ruídos de ar escapando e até notas musicais.

A ansiedade afeta indivíduos de maneiras diversas, podendo resultar em inquietação e dificuldades para dormir. Em alguns casos, ela também pode estar associada a um zumbido constante nos ouvidos, um ruído irritante que varia em intensidade. A gravidade desses sintomas pode impactar a concentração e a qualidade de vida.

A relação entre ansiedade e zumbido no ouvido é complexa e cíclica. Condições ligadas à saúde mental podem desencadear o zumbido, enquanto o zumbido, por sua vez, intensifica os sintomas de ansiedade. Estudos indicam que o zumbido crônico frequentemente se manifesta juntamente com sintomas de ansiedade, agravando-se especialmente após situações estressantes.

O estresse crônico, assim como situações pontuais de estresse, pode ser um fator desencadeador de distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. É importante destacar que esses fatores não apenas agravam, mas também mantêm o zumbido.

Quem sofre com a ansiedade ou é muito estressado, em algum momento da vida já deve ter ouvido um zumbido no ouvido. Porém, se os sintomas aparecem com bastante frequência, é bom ter cuidado.

O zumbido no ouvido também é um dos sinais da perda de audição e também pode indicar problemas com sua pressão arterial, excesso de cera no ouvido, efeitos colaterais de medicação controlada, exposição a sons altos, problemas com ligados ao metabolismo, dentre outras causas.

Existem tipos de aparelhos auditivos que podem ajudar no tratamento do zumbido, principalmente se uma das causas forem a perda auditiva. Neste caso fonoaudióloga poderá selecionar e adaptar aparelhos auditivos que te ajudarão.

👀 Leia também   Cera no ouvido (cerume): o que é, importância e como limpar

Dicas para te ajudar a prevenir o estresse e a ansiedade

Quando o principal causador do zumbido for o estresse e a ansiedade, busque fazer atividades relaxantes como yoga, meditação, Tai-chi-chuan, procure fazer atividades ao ar livre e longe de ruídos, distraia a sua cabeça. Já pensou em montar uma horta em casa?

Cuide de sua alimentação, beba muita água, evite o abuso da cafeína, doces e álcool, e mantenha seus check ups de rotina em dia. Com a saúde não se brinca.

Esse site trabalha com cookies 🍪 para melhorar as informações e a navegação dos nossos usuários, mas não armazena nenhum tipo de informação pessoal.