Usar fones de ouvido pode causar a perda auditiva? Entenda | Essencial Blog

Usar fones de ouvido pode causar a perda auditiva? Entenda

Estudos mostram que fones de ouvido podem fazer mau a audição equivalentes a turbina de um avião

Marcelino Matos em Tempo de leitura: 3 minutos
Usar fones de ouvido pode causar a perda auditiva? Entenda

Os dispositivos auriculares se transformaram em um acessório tão essencial em nossa rotina diária que para muitos, estar sem eles parece estranho. Esse fenômeno foi ainda mais acentuado durante a pandemia, quando muitos de nós nos encontrávamos em casa, participando de reuniões ou aulas online. No entanto, mesmo agora, parece que os fones de ouvido continuam a ser um companheiro constante, especialmente durante a audição de músicas, assistindo a séries ou filmes.

Entretanto, é importante reconhecer que os fones de ouvido, apesar de sua praticidade, são essencialmente amplificadores sonoros, e se utilizados de maneira inadequada, podem resultar em danos auditivos, incluindo perda de audição, além de sintomas como zumbido, tontura e pressão nos ouvidos.

Embora esses sintomas possam ter várias origens, o uso impróprio dos fones de ouvido é uma delas. No entanto, isso não significa que qualquer uso dos fones de ouvido seja prejudicial. A chave está na frequência e no volume do uso.

O uso excessivo e em alta intensidade dos fones pode resultar em consequências graves, incluindo perda auditiva irreversível.

Além disso, é importante notar que os fones de ouvido podem ser veículos para microrganismos como bactérias e fungos, especialmente se estiverem sujos ou compartilhados, o que pode resultar em infecções de ouvido. Portanto, a higiene adequada dos fones de ouvido é crucial.

Quanto à proteção dos ouvidos, existem medidas que podem ser adotadas para minimizar esses riscos. Reduzir a frequência de uso dos fones, utilizando-os apenas quando necessário e em um volume seguro, é fundamental. Além disso, limpar regularmente os fones de ouvido de acordo com as instruções do fabricante é essencial para evitar danos.

👀 Leia também   A importância do exame de audiometria na saúde auditiva

Embora todos os tipos de fones de ouvido possam ser prejudiciais, os modelos de concha (headphone) têm a vantagem de proporcionar uma maior oclusão, bloqueando os ruídos externos. No entanto, é importante estar ciente de que outros hábitos, como o uso excessivo de cotonetes, o uso de medicamentos sem prescrição médica e a exposição prolongada ao telefone, também podem causar problemas nos ouvidos e devem ser monitorados com atenção.

O fone de ouvido pode causar sérios danos à audição?

Para você entender melhor o problema por trás da situação citada acima, a Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que metade dos jovens em todo o mundo, com idade entre 12 e 35 anos, correm risco de desenvolver perda auditiva.

A tentativa de bloquear os sons externos, acaba sendo gatilho para perder a audição lenta e gradualmente. Já que, com os fones, nossos ouvidos estão sujeitos a um som intenso sendo diretamente canalizado para o nosso sistema auditivo. 

Assim, quando esses sons muito altos chegam ao tímpano, ele vibra de maneira mais brusca que o normal. Quando isso acontece de maneira contínua, o sistema auditivo vai perdendo as células ciliadas auditivas, responsáveis por fazer-nos escutar.

Pensando nos danos que podem ser causados, preste atenção se a sua audição está funcionando direitinho. Lembre-se, não prevenir-se nem tratar-se pode ocasionar surdez parcial ou até total.


Conheça a Essencial Aparelhos Auditivos

Essencial Aparelhos Auditivos é uma empresa especializada e altamente reconhecida na área de soluções auditivas. Oferecemos uma gama diversificada de aparelhos auditivos modernos e personalizados, projetados para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Esse site trabalha com cookies 🍪 para melhorar as informações e a navegação dos nossos usuários, mas não armazena nenhum tipo de informação pessoal.